Como um desenvolvedor pode se tornar um Gestor de TI






CONTRATE UM PROGRAMADOR

Desenvolvimento de Softwares, Aplicativos e Sites. 15 anos de experiência, prazo imbatível, tudo em 12x sem juros no cartão.

confira as matérias do nosso BLOG

Como um desenvolvedor pode se tornar um Gestor de TI

A cada dia que passa parece que o mundo da tecnologia se reinventa. Novas stacks, novos produtos, novos conceitos, a velocidade que tudo isso acontece é incrível.

No meio deste cenário completamente apaixonante para os amantes da tecnologia um universo muito vasto de possibilidades de carreira se abrem.

Uma destas possibilidades é trabalhar com gestão.

Então vamos tentar colocar aqui alguns pontos principais sobre este tipo de escolha, os desafios e os caminhos que você pode percorrer.


Conteúdo ocultar
1 A escolha e as motivações
2 Qual é o seu destino?
3 O caminho para ser Gestor de TI
4 Como chegar a Gestor de TI
5 Conclusão
A escolha e as motivações
homem mexendo no computador com uma tela de programacao
Então me diz, por que você quer ser um gestor? Bem eu posso já começar te dizendo quais seriam algumas motivações erradas:

Quero ganhar mais: Se você direcionar sua carreira para ser um especialista é bastante provável que você tenha uma remuneração igual ou até mais alta que a de um gestor, sem contar que existem mais cadeiras para especialistas do que para gestores.
Quero ser mais reconhecido: Sendo gestor, você deixa de executar as coisas, tudo o que for construído e entregue será feito da equipe e é o seu dever colocar o holofote neles, portanto seu time será mais reconhecido do que você (se você for um bom gestor, é claro).
Quero decidir as coisas como acho melhor: Quer dizer que você vai ser líder de um time de pessoas que estão menos preparadas do que você para tomar decisões? Boa sorte! Mas não vai dar certo. Os modelos autocráticos estão muito mais do que ultrapassados.
Cheguei no “topo” da carreira técnica: Não existe topo da carreira técnica, você sempre pode se especializar mais, conhecer mais tecnologias, ser mais produtivo, mais dinâmico, mais resolutor de problemas.
Não quero mais desenvolver: Só por isso não significa que você está tomando a decisão certa de ser gestor. Existem vários caminhos de carreira fora da gestão que podem te fazer feliz! Consultoria, Sucesso do Cliente, Relacionamento, Comercial, Analista de Dados…e por ai vai.
E o que seriam motivações mais saudáveis? Bem, na minha opinião:

Quero construir relações de qualidade com pessoas
Quero contribuir com o desenvolvimento de pessoas
Quero alcançar resultados ajudando outras pessoas
Quero contribuir para a evolução do mercado
As pessoas estão no centro de tudo. Se sua motivação estiver ligada a pessoas, a chance de você ser feliz e ter sucesso é muito grande.

E sobre a escolha? Você está escolhendo ser gestor ou o destino e outras pessoas estão decidindo por você?

Existem vários casos de excelentes desenvolvedores que foram alçados para uma posição de gestão e conseguiram ter sucesso, mas também muitos que seguiram este rumo acabaram falhando.

As decisões de carreira, quanto mais conscientes forem, mais chance têm de dar certo.

Qual é o seu destino?
equipe de TI programando
Agora que você decidiu o que quer ser e tem a motivação correta, vamos falar dos destinos possíveis.

Como já falei acima, existem muitas possibilidades de carreira no mundo da tecnologia.

O caminho natural para gestão é você iniciar pela carreira técnica e, em algum momento, planejar a virada.

Falando em gestão temos algumas possibilidades, por exemplo:

Gestão de TI em uma empresa/indústria
Gestão de Infraestrutura
Gestão em empresa de TI (Desenvolvimento, engenharia, qualidade, suporte, CS, relacionamento, infra, arquitetura, etc)
Gestão de escritório de projetos
Qual destino você vai escolher? Bem isso depende de como está construindo sua carreira.

Falando para desenvolvedores especificamente, o caminho já tradicional de programador -> analista -> gerente pode ser uma boa.

Mas lembre-se da sua escolha e da sua motivação!

O caminho para ser Gestor de TI
imagem de um caminho
As metodologias ágeis de gestão trouxeram alguns novos papéis para o jogo: Scrum Master, Product Manager (ou owner) são alguns exemplos.

E podem ser um bom início para passar para uma carreira de gestão, isso porque você vai precisar exercitar algumas competências essenciais para a lidar com os desafios que a posição exige, principalmente a comunicação, o planejamento, organização e a negociação.

Em uma trajetória mais tradicional, você pode em algum momento passar a gerenciar projetos, ou liderar algumas frentes de trabalho isoladas.

Já vi acontecer muitos profissionais se especializarem como analista de negócios de um segmento específico, ganharem notoriedade e autoridade e depois receberam uma oportunidade de gerir um time.


Como chegar a Gestor de TI
homem de terno numa cadeira
Reserve um tempo para entender em que momento da carreira você está.

Qual é sua posição atual, em que segmento da tecnologia você está inserido, quais são as oportunidades atuais.

Depois olhe ao seu redor, que caminho as pessoas que trabalham com você estão tomando, como a empresa que você trabalha está contribuindo para isso e, novamente, que oportunidades podem surgir para você.

Analise se você consegue traçar uma linha da onde você está para onde você quer chegar.

Perceba o que falta você desenvolver ou aperfeiçoar em suas competências para alcançar seu objetivo. Se tiver alguém para tomar como referência, é ótimo.

Não perca a oportunidade de conversar com esta pessoa e pedir dicas de como conseguir trilhar um caminho parecido.

Se você não consegue enxergar essa possibilidade de evolução, é uma boa hora para pensar em trocar de ares, mas se lembre da sua motivação principal!