Editor HTML, CSS e JavaScript: qual você deve usar em 2020 segundo profissionais

Editor HTML, CSS e JavaScript: qual você deve usar em 2020 segundo profissionais

Este artigo pode ajudar tanto quem está começando na carreira ou, se for o seu caso, quem busca saber o que está sendo usado profissionalmente por desenvolvedores web quando o assunto é editor HTML, CSS ou JavaScript.

Pode parecer que os editores são todos iguais, mas vamos mostrar tudo o que importa sobre seus recursos numa lista dos principais editores de código HTML, CSS e JavaScript para você usar em 2020 segundo desenvolvedores da área.

CTA
Conteúdo ocultar
1 Editores de Código
1.1 Antes de tudo, o que é um Editor?
1.2 Mas eu não posso usar um editor de texto para isso?
1.3 Quando você deve usar um editor de código?
2 Top 3 Editores de código para 2020
2.1 1- VSCode
2.2 2- Sublime Text
2.3 3- Codepen
3 Conclusão
Editores de Código
tela de computador com codigos de programacao
Antes de tudo, o que é um Editor?
De forma bem prática e objetiva, digamos que um editor, HTML por exemplo, é um software que você utiliza na criação de páginas web com linguagem HTML.

Mas eu não posso usar um editor de texto para isso?
Poder você pode, mas um editor de código proporciona funções específicas que ajudam na criação das páginas proporcionando mais agilidade.

Digamos que um programador experiente em front-end e que se envolve diariamente com HTML, CSS e JavaScript, por exemplo, não quer perder tempo no dia a dia e prefere soluções mais práticas.

Ele deve se concentrar em gerar o melhor resultado possível com o menor esforço possível e assim acelerar suas entregas com mais eficiência.

Quando você deve usar um editor de código?
Sempre! O editor é seu parceiro e irá avisá-lo caso você esqueça de colocar alguma tag, por exemplo. Por que dispensá-lo?

CTA
Top 3 Editores de código para 2020
Depois que já explicamos sobre o que é um editor e quando utilizá-lo, vamos agora para a lista dos mais relevantes segundo levantamento de profissionais da área:

1- VSCode
tela de computador com codigos de programacao
O Visual Studio Code ou VSCode, como é conhecido pelos mais íntimos, é um editor de código-fonte criado pela Microsoft e baseado no Electron, uma framework JavaScript.

Ele inclui suporte para depuração, controle Git incorporado, realce de sintaxe, complementação inteligente de código, snippets e refatoração de código.

Ele suporta um número de linguagens de programação e um conjunto de recursos poderosos. Muitos destes recursos não são expostos através de menus ou da GUI.

Mas isso não é um editor de HTML, você deve estar se perguntando. Isso é um canivete suíço!

Sim, exatamente. A grande vantagem do VSCode é ser uma ferramenta “All in One”. Com ele você pode envolver HTML, CSS, JavaScript, JSON, Less, Sass, TypeScript entre outros.

Além disso, outra vantagem dele é ser customizável, fazendo com que os usuários possam mudar o tema do editor, teclas de atalho e preferências. Tendo ele bem configurado, é uma máquina em favor da produtividade.

“Na minha experiência como desenvolvedor, o VSCode me ajudou muito no meu desenvolvimento front-end e back-end tendo como principais vantagens: extensões criadas pela comunidade e ser de fácil configuração para atender às minhas necessidades.

João Bruno – Desenvolvedor Full Stack na GeekHunter.
2- Sublime Text
tela de computador com codigos de programacao
O Sublime Text é diferenciado por sua simplicidade e leveza. A sua utilização é facilitada por sua interface agradável e intuitiva. Ele aceita diversas linguagens de programação e é personalizável.

Desenvolvido em Python por uma empresa australiana e feito para ser funcional e sem frescuras, ele possui muitos recursos e funcionalidades que podem ser adicionadas para complementar sua utilização.

É multiplataforma, funciona no Windows, OS X e Linux e conta com edição simultânea, ou seja, você pode editar e alterar conteúdo nas áreas que você selecionar simultaneamente.

As atualizações do Sublime Text são frequentes e você tem a certeza de contar com um ótimo suporte caso opte por comprar uma licença da ferramenta e utilizá-la em sua versão completa.

“O Sublime Text foi o primeiro IDE que eu usei na minha carreira, eu diria que foi um marco, pois foi onde conheci o poder da edição de texto em colunas, e todas essas novidades de manipulação de texto que as IDEs trouxeram consigo. Na época, poder instalar pacotes e modificar o próprio IDE era novidade também, e eu sempre gostei de personalizar o que eu utilizo. O syntax highlighting dela também é bem vasto contemplando creio que todas as linguagens, ele também formata todos os códigos automaticamente e tem configuração de indentação. Fora que conta com vários temas para escolher, eu particularmente optei e ainda prefiro os escuros que cansam menos a vista.”

Paulo Roberto – Desenvolvedor Full Stack na GeekHunter.
3- Codepen
tela de computador com codigos de programacao com codepen escrito na frente
Mudando um pouco a abordagem, o CodePen é um ambiente de desenvolvimento social para desenvolvedores front-end testarem e mostrarem suas linhas de código HTML, CSS e JavaScript.

Ideal para aprender, mostrar o trabalho para a comunidade, testar e validar soluções de código.

Resumidamente, ele funciona como um editor de código on-line e um ambiente de aprendizado de código aberto. A plataforma foi criada em 2012 pelos desenvolvedores Alex Vázquez, Tim Sabat e Chris Coyier.

Com um número estimado de 330.000 usuários registrados e 14,16 milhões de visitantes mensais, o CodePen é uma das maiores comunidades para web de publicação de linhas de código por parte dos desenvolvedores.